Uma boneca no lixo é a peça de graduação de Cristiane Sobral, primeira atriz negra a se formar no Bacharelado em Interpretação Teatral da UnB. Seu texto é um instrumento de denúncia e combate às opressões de etnia, gênero e classe, e chama a atenção para o fato de que, ao longo de duas décadas até aqui, negras e negros sofrem com problemas que nunca, no Brasil, deixaram de existir: as violências física, psicológica e institucional.

Ilustrações: Manu Militão
Partituras: Thiago Quintino
Páginas: 68
Ano de lançamento: 2018
Edição: 1
CRISTIANE SOBRAL é escritora, professora, diretora de teatro e atriz. Nasceu no Rio de Janeiro e vive em Brasília. Casada com Jurandir, mãe de Malick Jorge e Ayana Thainá. É mestre em Teatro e ganhadora do Prêmio FAC 2017 Culturas Afro-Brasileiras. Dirige a Cia. de Teatro Cabeça Feita há vinte anos. Imortal da Academia de Letras do Brasil, cadeira 34. Diretora de literatura no Sindicato dos Escritores. Professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Escritora e palestrante com participação em eventos em diversos países como Equador, Colômbia, África do Sul, Estados Unidos, Guiné-Bissau e Angola.
Publicou cinco obras, com maior destaque para Não vou mais lavar os pratos. A poética de Cristiane Sobral busca nitidamente inspirar as mulheres leitoras a se conhecerem (ou se reconhecerem), se aceitarem e se posicionarem diante do preconceito e do racismo. Seus textos mesclam crítica e suavidade a uma linguagem atual, ousada e motivadora, transgredindo as representações estereotipadas, privilegiando os afetos, a subjetividade, a cultura e a intelectualidade das mulheres negras. Assina a dramaturgia e atua no espetáculo teatral Esperando Zumbi, de 2018, selecionado para o Festival Melanina Acentuada, em Salvador. Em novembro deste ano, entra em cartaz em Brasília para comemorar, atuando, os vinte anos do espetáculo Uma boneca no lixo, dirigido por Hugo Rodas e com participação do grupo de percussão Àsé Dúdù. Escreve no blog cristianesobral.blogspot.com.br. Sua página no Facebook é a @CristianeSobralArtista.
Voltar ao topo